30 junho 2008

Paciente do Quarto 302

O telefone de um hospital (pelo o que podemos ler provavelmente um hospital público no Rio de Janeiro) e a recepcionista atende (Recepção atender? É não é um hospital público no Rio)
- Bom dia, é da recepção? Gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente. Queria saber se certa pessoa está melhor ou piorou...
- Qual é o nome do paciente?
- Chama-se Celso e está no quarto 302.
- Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem...
- Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja?
- Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor!
- Um minuto, vou localizar o médico de plantão.
- Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar?
- Olá, doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso, internado há três semanas no quarto 302.
- Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente... Um instante só! Hummm! Aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias.
- Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!
- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?
- Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que todo mundo entra e sai desta merda deste quarto e ninguém me diz PORRA nenhuma. Eu só queria saber como estou !!!

Isso me lembrou muito um episódio que eu tive por volta de outubro do ano passado. Estava eu, toda feliz no meu curso técnico de enfermagem quando do nado começo a sentir dor na nuca, falta de ar, dormencia no braço esquerdo e coração acelerado, ai eu que tinha acabado de ler sobre infartos pensei "ferrou, estou tendo um infarto" com o nervosismo não consegui avisar que eu tinha plano de saúde para o pessoal do curso e ninguém também sabia disso (tinha acabado de mudar de turma), então me levaram para o Souza Aguiar, cheguei lá já não sentia minhas pernas e meus braços, enquanto cara da maca fazia um passeio comigo pelo Souza Aguiar (foram tantos corredores que depois quando sai vi que foram desnecessários) me levaram para a sala de emergência e pasmem... Fui atendida imediatamente, não só fui atendida imediatamente como fiquei com oito médicos ao meu redor... Não, você não leu errado, eu estava no Souza Aguiar, fui atendida assim que cheguei e tive oito médicos para mim (isso não é piada, sério mesmo), dai começaram a monitorar meus batimentos, minha pressão sanguinea e o oxigênio no meu sangue.
Olhei para a telinha que monitorava meu coração e ele batendo muito rápido (eu ainda estava pensando que estava tendo um infarto e como estava no Souza Aguiar pensei que iria morrer ali mesmo), oito médicos ao meu redor me monitorando, o paciente ao meu lado com apenas uma médica e ela declara óbito nele. Nem preciso mencionar meu desespero... Daí eu super nervosa ainda vira uma médica para mim com os olhos vermelhos e fala com voz de choro "Olha, nós não sabemos o que você tem, mas a gente precisa que você fique calma". Ok, recapitulando estava no Souza Aguiar, pensando que estava com um infarto, um cara morreu ao meu lado, tinha sido atendida de imediato, tinha oito médicos exclusivos para mim, a medica chorando ainda fala comigo que não sabiam o que eu tinha. Primeira coisa que pensei "Ok... Chamem o House".
Bem, depois que eu estava já bem, nada dormente, respirando direito, fui para uma sala cheia de pessoas doentes (ainda não se sabe como eu não peguei nada naquela sala) sem saber o que eu tinha... Eu estava já meio bolada porque não sabia o que eu tinha tido, queria ser transferia para o hospital do meu plano, mas não podiam fazer isso porque era com não sei quem que estava almoçando, dai resolvi que queria ir embora e pegava um táxi até o meu hospital, mas falaram que não podia porque não tinha ninguém para tirar a agulha do soro, dai eu mesma tirei e catei um dos oito médicos para saber o que eu tinha, andei por todos os corredores do hospital e me fizeram andar mais (acho que queriam que eu perdesse peso). Bem resultado, até oje eu não sei ao certo o que eu tive... Da próxima vez eu vou ver de fazer como o cara da piada acima.

Fonte: Cris Elwing - Enviado por e-mail

0 comentários: